Câmara Municipal de Alcinópolis pondera o primeiro quadriênio de 2021

por bruna — publicado 11/05/2021 12h48, última modificação 11/05/2021 12h48

Abril findou-se. E nesses quatro meses passados o Legislativo Municipal de Alcinópolis tem cumprido seu papel que, de acordo com a Constituição Federal, é legislar e fiscalizar os atos do executivo, bem como elaborar e revisar o conjunto de leis que regem a vida das pessoas e o funcionamento do município. O início deste ano foi marcado, também, pelo início de mandato de nove vereadores eleitos no último processo eleitoral registrado em 2020 e que seguirá até 2024.

Até o momento, foram registradas quatro sessões solenes, e nove sessões ordinárias. E são nestas últimas, em que os vereadores podem apresentar suas indicações, requerimentos, votar projetos de lei, encaminhar moções e tornar público todas as suas ações.

Já nestes meses, a Câmara chegou à marca de 103 indicações encaminhadas ao Executivo Municipal, documentos que tratavam de melhorias para o município e abrangia os mais diversos temas: desde saúde, educação, assistência social, até meio ambiente, obras, cultura e turismo, perpassando por temas como finanças e administração.

A participação dos vereadores em Alcinópolis tem sido exímia, uma vez que se fazem presentes nas discussões, audiências, eventos (quando possível), reuniões e até nas secretarias municipais. Os parlamentares, ainda, tem uma atenção especial quando o assunto é buscar emendas parlamentares que possam trazer melhorias e qualidade de vida para o cidadão alcinopolense, mantendo sempre uma boa relação com o executivo municipal.

O Legislativo na pandemia

Vivemos um momento de recolhimento. Alguns cuidados devem ser tomados devido a pandemia que assola o país e o mundo, ocasionado pelo vírus Covid-19 e suas variantes. No entanto, as ações legislativas não pararam.

Desta forma, algumas medidas foram tomadas para que o Legislativo Municipal exercesse sua função com segurança para os servidores, vereadores e a população, dentre elas está a realização das sessões sem a presença de público, porém, para se garantir o acesso dos munícipes aos trabalhos realizados, as sessões são transmitidas em tempo real, através das mídias sociais oficiais.

Estas medidas atendem às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, e legitimada através de Portaria Legislativa publicada no dia 12 de março, a fim de se evitar a proliferação do vírus Covid-19 e suas variantes.

Conheça os parlamentares

Como já mencionado, contamos com nove vereadores em Alcinópolis, eleitos no último processo eleitoral. Conheça-os:

Mesa Diretora

Presidente: Vereadora Isabel do Zezinho (MDB)

Vice-presidente: Vereador Fernando Nicoletti (DEM)

1º Secretário: Vereador Helder Carneiro (MDB)

2º Secretário: Vereador Ângelo do Nicola (DEM)

Demais parlamentares

Vereador Ademir Müller (PSDB)

Vereadora Onilza Matias (PL)

Vereadora Paula do Edivaldinho (DEM)

Vereadora Rosangela Garcia (PL)