História do Município

por Interlegis — última modificação 17/08/2016 10h11

O município de Alcinópolis começou a ser povoado no ano de 1975 com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas. Para tanto a maior prioridade estava na educação, onde fazendeiros com idéias de estudar seus filhos, numa região com grandes dificuldades de acesso ao progresso contratavam professores particulares. A educação foi neste sistema nas décadas de 40, 50, 60 e 70.

Em 1965, o Sr. Adolfo Alves Carneiro proprietário da Fazenda Bananal contratou da cidade de Mineiros-GO a professora Romilda Costa Carneiro, por um período de dez meses para dar aulas a seus filhos e aos filhos dos seus empregados. Esta professora meses depois constituiu família com o filho mais velho do referido fazendeiro.

Na década de 70 a professora Romilda e seu esposo Alcino Fernandes Carneiro buscaram junto a Prefeitura Municipal de Coxim, meios para criação da primeira escola primária na região, que vinha suprir a necessidade e o desejo de implantação do Ensino Fundamental e da qual daria origem a criação do município de Alcinópolis. Iniciou-se então o movimento para transformar a fazenda numa cidade com toda estrutura necessária, como: abrir ruas, escola, farmácia, mercado, etc., afinal todos os fazendeiros e trabalhadores da região sofriam as mesmas dificuldades.

Alcinópolis teve como base a educação e a partir deste momento começou a chegar os primeiros moradores que deram início à cidade de Alcinópolis, às famílias vindas das cidades vizinhas de Mato Grosso do Sul e dos estados de: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul...

O município de Alcinópolis efetivou sua emancipação do município de Coxim em 22 de abril de 1992. pela lei número 1.262, pelo, então, governador Pedro Pedrossian.

Alcinópolis é um tesouro escondido no Estado e tem atrações de sobra para conquistar turistas apaixonados pela natureza e pelos registros pré-históricos. Cidade pequena, mas repleta de encantos, especialmente para os amantes de ecoturismo, ela é um dos recantos mais intocados do Brasil. A pouca fama da cidade se deve também à sua juventude.

Dados Gerais

A população total do município era de 4.569 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

Sua Área é de 4.399,68 km² representando 1,23 % do Estado, 0,27 % da Região e 0,05 % de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,75 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 4.399,68 km²

Ano de Instalação: 1993