18 de Maio: Uma data para não ser esquecida

por bruna — publicado 17/05/2018 11h37, última modificação 17/05/2018 11h37

Tudo começou em 1973, quando um crime bárbaro chocou o Brasil. Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada no dia 18 de maio daquele ano, e tinha apenas oito anos de idade. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Seu corpo apareceu todo desfigurado por ácido em uma rua movimentada da cidade de Vitória – ES. Mesmo assim, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini (Dantinho), eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos, momento em que nutriam o consumo de drogas e violentavam meninas. Eles, ainda, lideravam um grupo de viciados que costumavam percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos. O caso ficou impune. E Araceli só oi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

Assim, o dia 18 de maio vem para manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas “Aracelis”. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor a de uma criança. Já o slogan da campanha “Faça Bonito” tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Aqui em Alcinópolis, o legislativo municipal faz bonito, apoiando a Campanha e zelando por nossas crianças e adolescentes através de suas ações. Faça Bonito você também.

error while rendering plone.comments